Marketing Offline
As formas mais conhecidas de divulgação são pelos meios tradicionais como: TV, rádio, jornal, revista, cartão de visita, folheto, outdoor, banner e qualquer outro meio impresso e físico. Estes são os meios usados para fazer o conhecido atualmente como, Marketing Offline.
O Marketing Offline é uma estratégia feita com mídias offline, ou seja, mídias que não envolvem a internet.
Marketing Online
Com o surgimento e popularização da internet, foi visto que, desta forma, os meios de divulgação poderiam ser facilitados, além de poderem ser mais rápidos e com maior entrega. Assim surgiu o Marketing Online, ou também chamado Marketing, estratégia que usa mídias via internet para fazer divulgações. Desde então, as apostas para o Marketing Online foram crescendo cada vez mais, e hoje, toma conta da maior parte de opções de escolha para se fazer divulgação.
Apesar da popularização do Marketing Online, o Marketing Offline ainda é feito frequentemente. Ação que é percebida no dia a dia, onde ainda vemos jornais e revistas à venda, assim como outdoors, pôsteres e banners espalhados pelas ruas.
Online e Offline, como podem se complementar?
A integração do Marketing Online e Offline pode ser muito eficaz para o seu negócio, visando o objetivo que você pretende alcançar.
O poder de alcance que ações transmídia podem gerar é grande. Pois estará ampliando a divulgação entre vários meios diferentes, onde pessoas que consomem os dois tipos de mídia podem conhecer a sua marca.
Mas antes de tudo, é preciso que você tenha um planejamento que mensure todas as dores, possibilidades e o que pretende alcançar. Com base nisso, faça uma análise para saber se é viável ou não, investir em duas formas de divulgação, para assim, aprender como fazer isso de forma eficaz.
E como fazer isso? Vamos te dar alguns exemplos de como você pode fazer essa integração. Dá uma olhada nessas ideias:
- Criação de Folders, Cartazes, Cardápios e outros impressos com QR Code. Onde através de uma mídia offline, poderão acessar de forma online, os serviços, produtos e/ou informações.
- Criação de eventos virtuais para divulgar eventos presenciais. Além da divulgação, a promoção de eventos presenciais na internet também despertam a curiosidade e o interesse das pessoas, ampliam o número de seguidores e conseguem alcance maior para os eventos.
- Comunicação e promoções em canais onlines (como redes sociais) que estimulam a ida dos clientes às lojas físicas, como ações de compra e retirada e descontos exclusivos para lojas físicas, por exemplo.
Em como podem resultar essas ações no meu negócio?
Cada uma das ações podem apresentar resultados diferentes para o seu negócio. Vamos citar alguns deles para você analisar e comparar. Confira:
Análise de resultados - A forma de analisar os resultados de ambos, são bem distintos. A mensuração do Marketing Online, por exemplo, é feita com mais precisão, pois os dados online são mais fáceis de serem coletados, a saber de forma exata quantas pessoas interagiram com tal publicidade.
Já no Marketing Offline é mais difícil mensurar os resultados, pois como uma mídia física em uma loja por exemplo, não sabemos a quantidade exata de pessoas que vêem o que está sendo divulgado, apenas uma estimativa da quantidade de pessoas que podem ver.
Alcance das ações - Em termos de alcance, o Marketing Online e Offline também se diferem. O Marketing Online tem um grande potencial de alcance, pois com o uso da internet, é possível atingir pessoas de qualquer parte do mundo, ainda de forma fácil e rápida.
Com o Offline o alcance é limitado. Uma mídia física como outdoors, por exemplo, é um tipo de publicidade fixa que alcança apenas pessoas que passam pelo local, não conseguindo se estender para o mundo inteiro com facilidade e pouco gasto, como o online.
Custo das ações - O custo é um fator que implica muito na escolha da forma de divulgação. Normalmente, a veiculação de mídias offline são mais caras que as online. Mas mesmo sendo mais caro, ainda pode ser uma opção atraente para você investir, principalmente integrado á mídia online. Tudo depende do objetivo que você quer alcançar para o seu negócio. Fazendo uma análise completa para chegar em uma conclusão dos prós e contras de cada ação, qual é mais benéfico para a sua empresa. Para que você possa aproveitar melhor a divulgação sem precisar pagar muito por isso.
Agora que você sabe um pouco mais sobre Mídia Online e Offline, anote todas as nossas dicas e analise bem cada caso para que você consiga aplicar a melhor ação no seu negócio.
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