Entenda e saiba todos os detalhes sobre os formatos de papel para não errar na hora de produzir e imprimir o seu material gráfico.
Entendendo os formatos de papel
Em 1975, a ISO 216 padronizou os formatos do papel em escala internacional (com exceção dos EUA e Canadá). A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), adotou as séries A,B e C, das quais faz parte o formato A4 que conhecemos.
Estes formatos foram criados para facilitar o redimensionamento de documentos, tendo todos a proporção de 1 : √2 em relação ao outro. Um A4 pode ser ampliado para o formato A3, mantendo as mesmas proporções do documento original.
Diferenças entre formato aberto e fechado (A4 aberto X A4 fechado)
Assunto importante a se saber para evitar divergências entre cliente e gráfica, são as diferenças nos formatos no processo final da produção do material gráfico. Um detalhe básico, mas que faz toda a diferença.
Quando falamos de um A4 aberto, estamos especificando que o folder ou peça gráfica final será constituído na dobra de um A4, atingindo um tamanho menor após o processo da dobradura.
Já um A4 fechado, seria uma peça gráfica que, ao final do processo de de dobra, atingiria o formato de uma folha A4.
Segue exemplo:
Sobre faces do papel, folhas, páginas e lâminas
- Folha é toda face capaz de receber impressão. Cada folha tem duas páginas.
- Lâmina é o formato aberto do material gráfico. Cada lâmina possui duas folhas e quatro páginas.
Se você gostou desse conteúdo, continue nos acompanhando!
Toda semana tem post novo por aqui. Se quiser receber outras dicas e ofertas exclusivas em nossa loja entre em nosso grupo no WhatsApp.
Desejamos boa sorte e boas vendas para você!
Captcha